quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Continuação da história ROCAM
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Desde a sua criação a ROCAM, passou a oferecer à população de São Paulo, um novo tipo de policiamento, com o emprego de motos, em substituição às viaturas de quatro rodas.
Criada com o objetivo de ampliar o alcance dos locais de patrulhamento que, pela extensão, não possibilitava o emprego do homem a pé, ou pelas características do terreno, impossibilitasse o acesso de viaturas de quatro rodas, seu sucesso foi imediato.
O principal fator contribuinte para tal êxito reside na capacidade de deslocamento das motos em meio aos constantes congestionamentos na cidade, em virtude do aumento da frota de veículos circulante.
Aliado ao grande poder de mobilidade, a motocicleta permite ao policial transpor inúmeros obstáculos físicos durante o percurso, tendo, por conseqüência, a redução do tempo de resposta do recebimento da ocorrência, até a chegada ao local.
Com patrulhas formadas por três motocicletas cada, o pelotão de ROCAM distribui-se por regiões da Metrópole sendo apoiadas por viaturas do tipo GM - BLAZER.
A verificação de suspeitos e atendimento de ocorrências feito pelas patrulhas são complementados pela viatura de apoio, unindo-se a agilidade da presença policial característica da motocicleta ao complexo métrico e logístico da equipe que compõe a viatura de quatro rodas.
O policial motociclista utiliza-se além do armamento individual, de rádio tipo HT, cassetete de borracha, guia de ruas de São Paulo, lanterna e outros, úteis à atividade, que são acondicionados em caixas fixas a traseira da motocicleta.
A ROCAM realiza policiamento nas imediações dos locais de espetáculos desportivos, artísticos e culturais em apoio ao policiamento interno, com atenção voltada à prevenção dos ilícitos próprios desses espetáculos (furto de autos, ação de guardadores de carros, cambistas etc).
Por vezes, a realização dos citados espetáculos públicos, exige outras providências, diversas das inicialmente atribuídas, como por exemplo, a escolta dos protagonistas do evento até o local de sua realização. Nesses casos, a ROCAM possui grande "Know How", pela elevada quantidade de escoltas já feitas de delegações esportivas e bandas musicais de renome internacional, objeto de vários elogios emanados por quem conhece serviço semelhante, em diversos países.
Apesar do emprego diário em patrulhamento, o Pelotão de ROCAM não perde as características de tropa de choque. A rapidez do meio de transporte é diferença significativa no tempo de chegada ao local, possibilitando mais eficiência em situações emergências.
A capacitação técnica de seus integrantes, é mantida com a realização de treinamento diário, abrangendo:
a) Técnica de patrulhamento com motos, atividade diversa e mais difícil do que outras formas de patrulhamento;
b) Técnica de pilotagem, visando desenvolver a confiança no equipamento e aperfeiçoar a capacidade na condução, explorando exercícios adequados e necessários de frenagem, equilíbrio, manobras rápidas e deslocamentos em formação proporcionando segurança para os policiais, e condicionando-os a agir em grupo;
c) Técnica de CDC, atendendo as necessidades de tropa de choque; e
d) Legislação, para aplicação em qualquer forma de emprego.
Além de proporcionar a melhoria na prestação de serviços oferecidos à população, a instrução contribui para a redução no quadro de acidentes envolvendo motocicletas.
Com a renovação da frota inicial (Yamaha RX-180), a ROCAM utilizou motos Honda Duty 125. Posteriormente passaram a utilizar-se das motos Agrale 30.0, Honda/NX-350-Sahara e a partir de 2000 são empregadas motos Honda/NX-Falcon.
Atualmente estão também em uso motocicletas Yamaha Lander(250),XT (660)e Honda Tornado(250).
Fonte: 2º BPChoque.
Ass : BamBam.
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